quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Treino Cardio.

Para queimar gordura e não perder massa muscular, treine o cardio após a hipertrofia!

O treino cardiovascular depois do treino de musculação proporciona uma maior libertação da hormona de crescimento, que não só estimula a queima de gordura, como também a recuperação do tecido muscular.

Sempre que iniciamos uma atividade física, nosso corpo faz uso de uma reserva energética chamada de glicogênio muscular. Essa substância fornece energia para nossos músculos realizarem atividades intensas, e quando ela se esgota, o corpo começa a queimar gordura. A musculação, por ter alta intensidade, é capaz de esgotar o glicogênio muito mais rapidamente que as atividades aeróbicas, facilitando a queima de gordura. Portanto, quando você realiza a hipertrofia antes de treinar o cardio, seu corpo fica muito mais disposto a queimar o estoque de gordura corporal. Os ganhos de massa muscular contribuem para queimar mais gordura.

Outra variação entre as duas atividades diz respeito à síntese proteica, essencial para a construção da massa muscular. Durante o treino aeróbico, a síntese abaixa, enquanto que na musculação a síntese aumenta, ou não sofre alteração. Desse modo, realizar a o treino cardio antes não é benéfico para o ganho muscular.

O treino cardiovascular assume grande importância no processo de emagrecimento. Existem diversos métodos de treino cardiovascular, nomeadamente contínuos e intervalados.

Para a perda de massa gorda, o treino intervalado de alta intensidade (“High intensity Interval Training” – HIIT) apresenta maiores benefícios comparativamente com o exercício aeróbio de baixa intensidade e longa duração. Estudos recentes comprovam que o HIIT permite uma maior queima de gordura após o exercício e também em repouso, devido ao EPOC (“Excess Post-Exercise Oxygen Consumption”).

Intensidade é a palavra chave e é ela que define o substrato energético que o o corpo utiliza, na produção de energia. Caso o exercício aeróbico seja de intensidade elevada, utiliza preferencialmente mais glicogénio (mais açúcar e menos gordura). No entanto, este método de treino aumenta a taxa de metabolismo basal (repouso), o que globalmente resulta numa queima de gordura a um ritmo muito mais acelerado e durante mais tempo.
Para concluir e tal como afirmado no início, o HIIT representa uma excelente abordagem para o programa de treino de todos aqueles que pretendem emagrecer ou queimar aquela gordura indesejável.

- Eficiente em termos de resultados alcançados e duração do treino;

- Melhora a saúde cardiovascular;

- Não necessita de máquinas;

- Contribui para a perda de peso;

- Aumento de massa muscular e do metabolismo;

- Poderá realizar de uma forma simples e em qualquer lugar, por exemplo, ao ar livre;

- Maior capacidade de VO2 máx.;

- Eficaz para queimar gordura

Para a sua saúde e bem-estar, faça exercício físico com regularidade (150 minutos /semana), varie o seu plano de treino, aumente a intensidade de uma forma gradual, consulte um médico antes de iniciar um programa de treino e preferencialmente procure um profissional especializado para o acompanhar, realizar a prescrição de exercício, aumentar a sua motivação, treinar em segurança e atingir bons resultados e ser Fitness De Vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário